Hoje
em dia, dificilmente algum negócio que envolva qualquer tipo de concessão de
credito é fechado sem que haja uma consulta aos bancos de dados para verificar
se o consumidor possui algum tipo de restrição.
Apesar
de ser um assunto bastante comentado e que já faz parte do nosso cotidiano, são
poucas as pessoas que realmente sabem o que são SPC e SERASA, e para que eles
servem.
O
SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito, e é um banco de dados de
informações de crédito, que recebe dados de devedores do comércio de todo o
território nacional. Enquanto que a SERASA, que possui um dos maiores bancos de
dados do mundo, recebe a maior parte de suas informações da rede bancária. Pelo
fato de serem de origens diferentes, o nome de uma pessoa pode estar no SPC e
não estar na SERASA e vice-versa.
É
importante que o amigo leitor saiba que o Código de Defesa do Consumidor não
estabelece um prazo mínimo para que o credor insira o nome do consumidor no SPC
ou SERASA, bastando apenas que a dívida esteja vencida, apesar de que na
prática, por liberalidade, as empresas aguardam cerca de 30 dias para tomar esta
providência.
Para
quem já está com o nome no SPC e SERASA, orientamos não procurar os caminhos
“mais curtos”, oferecidos em anúncios de jornais e internet, que prometem a
retirada do nome de forma rápida e fácil dos cadastros. As únicas formas do nome
ser excluído é quando:
1)
A dívida for paga;
2)
Houver o pagamento da primeira parcela do acordo parcelado;
3)
O consumidor discutir a dívida na Justiça;
4)
A dívida já completou 5 anos. Esse prazo começa a contar da data em que a dívida
venceu, e não da data em que foi feito o cadastro.
Ressaltamos
que de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, tanto o SPC quanto a SERASA
são obrigados a fornecerem ao consumidor todas as informações que constem em
seus registros sobre ele, sendo proibida a cobrança de qualquer tarifa para
pesquisa e para fornecer certidões de cadastros de restrições ao próprio
consumidor. Eventual cobrança deve ser denunciada ao Procon ou ao Ministério
Público.
Como
um último alerta, informamos que o SPC e a SERASA não enviam e-mails ou
telefonam, a forma de comunicação deles sempre é por carta timbrada e
devidamente endereçada.
Fonte : TNH
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