Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de maio de 2013

Responsável Química do SAAE explica condições da água distribuída pelo órgão


Na manhã desta terça-feira, 07 de maio de 2013, visitamos o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, da cidade de Marechal Deodoro para buscarmos informações acerca da água que vem sendo distribuída para a população deodorense.
A visita acontece um dia após as reclamações de que o abastecimento poderia gerar danos a saúde humana, uma vez que a mesma estava saindo das torneiras com uma coloração fora do normal.

Fomos recebidos no SAAE pela Química da instituição, Manuelle, que nos forneceu todas informações pertinentes ao caso, com o sentido de esclarecer algumas dúvidas da população.
A responsável Química nos explicou que a coloração da água se deve ao fato das fortes chuvas que caíram nos últimos dias e que arrastaram muito barro de regiões desprovidas de vegetação, para o leito do rio Estiva.
Um outro fator foi a abertura de canais irregulares ao longo do rio e que também contribuíram para que o problema do carreamento de argila para o rio aumentasse.
Com essa quantidade extra diluída na água, a captação ficou comprometida, sendo necessário um trabalho redobrado desde a última sexta-feira, por parte da equipe de funcionários do SAAE, para tentar solucionar o problema.
Como tecnicamente a argila é formada por partículas muito menores que a areia, a mesma não consegue ser totalmente retida no processo de purificação da água na estação de tratamento, sendo que uma parte desta argila acaba passando pelo sistema de filtragem e indo parar nas torneiras.
Riscos de doenças
A responsável química informou que não trata-se de coliformes fecais e que o tratamento elimina as bactérias, não havendo riscos de que haja contaminação por doenças relacionadas a falta de tratamento da água.
Solução dos problemas
Possivelmente nas próximas 24 horas o abastecimento volte ao seu padrão normal, uma vez que as equipes de campo trabalham com o intuito de normalizar a situação.
Investimentos
Procuramos também a Direção do SAAE e conversamos com o Diretor-presidente do órgão Walter Avelino e com Glenildo Passos. Eles nos informaram que desde que assumiram a função, que vem fazendo investimentos em equipamentos para fornecer um produto com o melhor padrão de qualidade, mais que infelizmente os problemas climáticos, a poluição ambiental e o desmatamento vem contribuindo para aconteçam fatos desta natureza.
FONTE : MARECHAL NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário