- Sentimento de possessividade em relação a algo ou alguém.
- Sentimento gerado pelo desejo de conservar alguém junto de si ou por não conseguir partilhar afetivamente essa pessoa; sentimento gerado pela suspeita da infidelidade de um parceiro.
Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito analítico do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes - o que faz criar tumulto.
Esse sentimento apresenta caráter instintivo e natural, sendo também marcado pelo medo, real ou irreal, vergonha de se perder o amor da pessoa amada. O ciúme está relacionado com a falta de confiança no outro e/ou em si próprio, quando é exagerado, pode tornar-se patológico e transformar-se em uma obsessão.
Embora o ciúme seja algo normal no ser humano, existem vários tipos de ciúmes, que podem variar de ciúmes inofensivos, até ciúmes perigosos.
Enquanto algumas pessoas conseguem se dar bem com esse sentimento, outras não conseguem conter o ciúmes e acabam até expressando-o de forma negativa.
Tome cuidado com as crises de ciúmes ela pode interferir em seu relacionamento, tente ser compassivo o bastante e procure a melhor forma de interagir com seu parceiro (a).
Quem nunca sentiu ciúme de alguém?
Nenhum comentário:
Postar um comentário